Como deve ser a Postura de um Consultor

Olá tudo bem? Eu sou Edson Gonçalves, e nesse vídeo eu ensino como deve ser a postura de um consultor, no primeiro contato com um possível cliente. É aquele momento que o prospect liga pra você, e diz que gostaria de te conhecer, e saber mais sobre os seus serviços.

Bom o primeiro ponto, é que jamais podemos ser arrogantes perante a ninguém, e o grande problema é que no mercado está cheio de consultores arrogantes, que pensam que tem o “rei na barriga”. O fato é que jamais devemos ter uma postura assim, até porque ninguém sabe tudo, inclusive aquela pessoa que pensa que sabe tudo, é a que menos sabe.

Imaginem comigo a imagem de um consultor, que chega na empresa todo engravatado, vestindo terno, palitó e com uma pasta preta na mão. Esse consultor só falta falar pro dono assim: Eu sei mais que você, você me contratou porque não sabe fazer, então você tem que aplicar isso que eu estou pedindo e pronto!

Porém, não é assim que funciona, pois ninguém sabe mais do negócio daquela empresa específica, do que as pessoas que estão ali por trás. Ninguém sabe mais que o dono, do que as pessoas que estão trabalhando ali, do que a equipe de liderança. Pois, são elas que estão ali, no dia a dia, sofrendo, passando por tudo que tem que passar. Aí vem um consultor que elas nunca viram na vida, e diz que sabe mais que elas? Não, não é assim que funciona!

E se for pensar, uma consultoria nada mais é do que a união de forças, é o conhecimento e experiência das pessoas que estão ali no dia a dia do negócio, junto com o conhecimento e experiência do consultor. E muitas vezes um modelo de projeto que o consultor possa ter aplicado em outra empresa, pode também dar resultado em outras.

Então é essa união de forças, que caracteriza uma consultoria, onde juntos empresa e consultor, vão unir forças para traçar um caminho mais assertivo.

E não chegar na empresa pensando que tem o “rei na barriga” dizendo que sabe mais que as pessoas que estão por trás do negócio.

E nós consultores temos que nos policiar bastante quanto a isso, pois, nós estudamos tanto, buscamos tanto conhecimento, que corre o risco sim de sermos arrogantes, porém, temos sempre que fugir desse personagem arrogante…ok?

Grande abraço!

PS: Aprenda passo a passo como construir o seu negócio de consultoria empresarial do mais absoluto ZERO. Formação online e completa pra quem quer viver de consultoria, acesse: www.voceconsultor.com.br

CONTEÚDO VIP

Junte-se a milhares de pessoas inteligentes, cadastre Gratuitamente seu nome e email aqui embaixo para receber todas as atualizações do blog.

12 comentários no post “Como deve ser a Postura de um Consultor

  1. Caro Edson, é a pura realidade as suas palavras. Eu trabalho em consultoria na área de RH há mais de 30 anos e já presenciei esta conduta várias vezes com também do outro lado da mesa gestores de empresas com a mesma postura.
    Parabéns pelo vídeo.


  2. Pois é, que legal ouvir informações que casam com o que acreditamos. Eu também me seguro um monte, me faço de bobo para não parecer que estou sendo arrogante. Tenho até clientes que as vezes querem fazer o meu trabalho ou dizer o que tenho que fazer. Com muita calma e paciência eu oriento pela melhor forma, seria uma escolha, escolher o caminho tortuoso ou escolher o caminho que outras pessoas já passaram sendo mais garantido.
    Obrigado pelo conteúdo Grande Abraço


    • Olá Igor, obrigado pelo comentário! Isso mesmo, a paciência é um dom…temos que ter não tem jeito, o caminho da arrogância não tem um final legal.

      Abraços,


  3. Muito boas suas explicações, principalmente sobre a concepção filosófica, mas existe também o fator contrário, o contratante ser arrogante porque ele está pagando. Queria um conselho seu sobre essa situação quando acontecer…
    Continue esse trabalho, você está ajudando muito.


    • Olá Amilton, tudo bem? Obrigado pelo comentário. Costumo dizer que nada fala mais alto do que os nossos resultados. Até uma pessoa arrogante não consegue bater de frente com resultados excelentes…fruto de seu trabalho. Abraços,


  4. Obrigado pelos videos. Estou acompanhando gradativamente, tem sido desafiante e estimulante, terminei meu MBA em Gestão de Pessoas esse ano e pretendo seguir carreira como consultor. muito grato pelas dicas. SUCESSO para todos.


    • Olá Marcos, obrigado pelo comentário. A profissão de consultor é sim uma das melhores do mundo. Parabéns pela atitude. Conte comigo! Abraços


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *