Preciso ter faculdade pra prestar consultoria?

Olá, tudo bem?

Nesse vídeo eu respondo uma das dúvidas mais frequentes que recebo, que é a seguinte: Edson, eu preciso ter faculdade pra poder trabalhar com consultoria?

Como sempre no vídeo eu respondo de uma maneira simples e objetiva, colocando de uma vez por todas um ponto final nessa questão.

Talvez essa seja também uma dúvida sua. Espero que goste do vídeo, e não esqueça de deixar o seu comentário aqui embaixo, me dizendo o que achou sobre.

Abraços,

Edson Gonçalves
PS: Aprenda passo a passo a construir o seu negócio de consultoria empresarial do mais absoluto zero. Conheça a nossa formação online e completa em consultoria empresarial, acesse: www.voceconsultor.com.br

 

CONTEÚDO VIP

Junte-se a milhares de leitores inteligentes, insira seu  e-mail abaixo para receber todas as atualizações do blog.

22 comentários no post “Preciso ter faculdade pra prestar consultoria?

    • Olá João,

      Sim precisa fazer faculdade….faculdade boa…e pra estudar e aprender…não apenas pra pegar um diploma. Profissões mais técnicas principalmente voltadas para o aspecto humano, por enquanto ainda não conseguimos fugir da academia e do ensino tradicional. (Que por sinal é muito ruim)

      Abraços,


  1. Muito boa essa explicação , hoje converso com pessoas que tem faculdade mas esta longe de praticar os conhecimentos que tenho ao curto tempo profissional nas empresas no ramo de inventario rotativo parcial e geral ,porem não tenho faculdade ,mas abri uma empresa neste seguimento…


  2. Olá Edson! Parabéns pelos conteúdos! Muito bons!

    Tenho uma dúvida. De uns tempos pra cá, o marketing digital tem tomado proporções muito grandes, e o número de pessoas e novas atividades advindos deste segmento também são enormes.

    Minha dúvida é: pode-se atuar como consultor ou assessoria de marketing digital, envolvendo SEO, Redes Sociais e tudo mais, sem ter faculdade?

    E vou mais além.. Pode-se abrir uma agência de marketing, sem ser formado em marketing?

    Digo porque consumo muito conteúdo da área, sou apaixonado , fiz muitos cursos de marketing digital, Adwords, SEO, Facebook Ads, Copywriting.. com grandes nomes do mercado brasileiro, como Conrado Adolpho, Fabio Ricotta, Camila Porto..

    Já tive uma empresa que era um portal que atuava na internet também..

    Enfim, eu posso atuar em alguma dessas formas no mercado, atendendo clientes como consultoria, assessoria ou agência, sem ter faculdade?

    Agradeço! E vou seguir seus conteúdos também!

    Abraço!


    • Olá Hugo,

      Sim você poder atuar mesmo não tendo faculdade, como disse no vídeo…o que realmente importa é o resultado que você sabe que é capaz de entregar para o seu cliente.

      Vá em frente!

      Abraços,


  3. Olá Edson amei o vício, sou Alcinda estou a trabalhar na construção civil a 6 anos, e tenho experiência e me sinto capaz de ajudar alguém nessa área, será que posso ser uma consultora de sucesso sem faculdade no ramo de construção civil? Obrigada


    • Oi Alcinda, feliz por ver você por aqui. Sim, você pode ser uma consultora de sucesso, pois como eu disse no vídeo, o que realmente importa é a sua capacidade de entregar resultado. Eu tenho um curso online que também poderá te ajudar nesse processo, acesse: http://www.voceconsultor.com.br

      Abraços,


  4. Olá Edson , me Chamo Diego e a minha dúvida é de que se eu posso prestar consultoria no segmento de marketing empresarial implementandos diversas ferramentas físicas e digitais e também em complementos administrativos e de gestão para empresas , tenho experiência administrativa e já criei vários modelos de publicidade e marketing para algumas empresas desde 2012 , Eu posso abrir uma empresa de Consultoria e prestar este serviço para as empresas , comerciantes , profissionais liberais , sem ter formação superior no marketing e sem ter o curso superior em Aministração de empresas . Posso atuar neste segmento comercial , quero atuar de forma tranquila e digna sem preocupações por não ter realizado o curso superior , sem correr o risco de algum processo jurídico , .


    • Olá Vilma, obrigado pelo comentário….como disse no vídeo…o que realmente importa é o resultado que você é capaz de entregar para os seus clientes.

      Abraços


  5. Caro Edson,
    Recebo constantemente seus e-mails, te acompanho nos vídeos e redes sociais e já fiz cursos com você.
    Porém, hoje, respeitosamente, discordo de você.
    A questão não é tão simples.
    Refletindo sobre sua fala, estamos tratando de conhecimentos tácitos e explícitos.
    Precisamos, concordo, valorizar os conhecimentos tácitos, mas se não os transformarmos em explícitos, serão muito difíceis de se transmitir a terceiros. E este é o trabalho do consultor.
    É por isso que tantas Certificações aparecem no mercado, apesar de continuarem a existir os cursos universitários, pós-graduação e mestrados.
    Um Consultor de Empresas é alguém em que um empresário poderá “consultar” acerca de caminhos a seguir.
    O conhecimento explícito certamente irá pesar nesta hora.
    Obviamente, todos nós, no decorrer de nossas carreiras, vamos acumulando diversos conhecimentos tácitos.
    Espero ter contribuído com a discussão deste assunto, o qual está longe de ter apenas uma visão.
    Esta é apenas uma.
    Com respeito, receba meu abraço.


  6. Edsom espero boa disposição.

    Eu, Vivo em Angola, abre uma empresa de Gestão e consultoria Financeira, mais tenho dificuldade em conhecer metodologia de trabalho do consultor e para consequente actuação no mercado! peço um direccionamento de ti, agradeço apoio que poderás dar e as suas experiências que tens transmitido na consultoria


  7. Olá!

    Edson Gonçalves.

    Boa explanação no vídeo.
    O ideal seria que o Estado tornar-se válido aquilo que preceitua a nossa Carta Magna, especificamente, quanto ao acesso a Educação, das séries iniciais à faculdade.
    Esta dúvida sobre a qualificação acadêmica para exercer “aconselhamentos” para organizações privadas ou estatais, assombra mais pelo complexo de inferior nível escolar do que pela própria experiência e vivência com os processos em áreas diversas.
    Competência, habilidade, introspecção, autodidática, autoconfiança e determinação levam à busca do aprimoramento e deste para a formação acadêmica, muita desejada e pouca alcançada com eficácia no país.
    – Não há aprisionamento para o pensamento e nem impedimento para o conhecimento!
    Oportunidades, sem diplomas são raras. É contextual.
    Caminho para a ‘formalização’ acadêmica, depois de 25 anos implementado ações de longo ou curto prazos para órgãos públicos, da administração direta e autarquia do município.
    O sucesso das operações fica por conta dos gestores; a não continuidade dos processos, por conta dos políticos e se der errado,…, aí o nome do “consultor” não acadêmico, aparece.
    O diploma passa a ter relevância naquele episódio, ainda que, não confira competência e capacidade a quem não as possuem.

    Com apreço, sou.


  8. Olá Edson, muito esclarecedor o seu vídeo, trabalhei com bolos e chocolates por quase 20 anos. Resolvi não trabalhar mais nessa área. Mas 3 anos depois estava eu trabalhando numa loja de bolos, meus chefes abriram uma franquia, diariamente eu entrava as 2 da manhã para começar a fazer os bolos e muitas vezes só ia embora quando fechava as 7 da noite. Essa foi minha rotina por mais de dois anos, meus chefes desistiram e me venderam a loja no início do ano, não é mais franquia, fiz minhas adaptações e deixei com a minha cara. Continuo levantando de madrugada rsrs, e ainda não consegui tirar meu pró-labore, mas acredito que é por um motivo maior…. E algo inusitado aconteceu de um mês pra cá; Um rapaz me procurou querendo montar um ponto para vender meus bolos, algumas pessoas querendo vender em seus estabelecimentos, a dona de uma loja de acessórios femininos me procurou propondo que eu treine a mãe dela e venda uma franquia pra ela montar em outra cidade, e outras duas me pediram pra dar um curso ou algum treinamento e ajude a montar uma loja indicando os produtos, fornecedores e equipamentos etc…. Sei que para montar franquia existe muita burocracia, mas pensei na consultoria, afinal são mais de 20 anos de experiência, também tenho curso de técnico de alimentos e fiz alguns cursos on-line de empreendedorismo do sebrae ; contabilidade para empresários, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão de negócios entre outros… As pessoas estão vindo, sinto que é um mercado promissor só que nem faço idéia de como começar, você pode me ajudar? Agradeço desde já


    • Oi Rafaell, obrigado pelo comentário! Sua experiência realmente é fantástica. Posso te ajudar sim, você já conhece a nossa formação online e completa pra consultores? Nela eu ajudo passo a passo você iniciar o seu negócio de consultoria do mais absoluto zero. Para saber mais acesse: http://www.voceconsultor.com.br

      Te espero! 🙂


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *